terça-feira, 1 de julho de 2014

Hamburguer homemade, tem coisa melhor?

Assim, grelhado na churrasqueira, já é provocação!
Um hamburguer feito em casa tem seu valor. E tem o seu jeito, o seu tempero preferido, o tipo de carne que você mais aprecia, a espessura ideal, o ponto de cozimento predileto. E outra, com os ingredientes e a forma de preparo escolhidas, você define quantas calorias ele vai ter.
É claro, fazer exatamente como você gosta, exige um certo treinamento. A gente não acerta de primeira, mas vai fazendo um ajuste aqui, acrescentando outro ingrediente ali e, voilà, um dia ele surge tranquilo e infalível como Bruce Lee, apaixonadamente como Peri!


Vou contar aqui a minha receita, inspirada no "Cadilac", do P.J.Clarke´s. Para mim o hambúrguer tem que ter mais carne pura que misturas. Ele tem que ter crocância, com cebolas por exemplo, e algum toque ácido, como pepino em conserva ou rúcula. O pão não pode ser massudo, volumoso. Precisa ser fininho, macio e de preferência aquecido. Dispenso totalmente as batatas fritas para acompanhar, assim como ketchup e outras americanices que sabotam o sabor original. 

Então ele ficou assim:

1 kg de patinho moído (peça ao açougueiro para limpar bem a peça inteira antes de moer e tirar qualquer sombra de gordura ou nervos que porventura vieram povoar o patinho. Ah, e diga para passar na máquina de moer duas vezes. A carne deve ficar cor-de-rosa)
1 envelope de creme de cebola Maggi (isso não é propaganda da marca, infelizmente não tenho esse patrocinador, mas é a marca que deu o melhor resultado nas minhas experiências)
2 dentes de alho crus, bem esmagados
1 colher de sobremesa de molho inglês
1 ovo inteiro cru
3 fatias de pão-de-forma embebidos em 2/3 de xícara de leite
pimenta do reino moída na hora
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem



Mãos à obra: esmague com os dedos o pão embebido no leite até formar uma pasta branca. Numa bacia grande, adicione ao pão desmanchado os outros ingredientes dessa lista aí em cima, tudo de uma vez. Como se fosse sovar uma massa, vá misturando tudo e amassando a carne e seus temperos.Tudo com as mãos. É meio grudento, mas aos poucos melhora.

Imperfeitos e maravilhosos
Pegue uma frigideira larga e besunte o fundo com óleo de soja (pouco, e espalhe com um guardanapo ou um pincel de cozinha). Antes de ligar o fogo, vá fazendo os hambúrgueres e colocando organizadamente na frigideira, deixando um espaço mínimo entre um e outro. Para moldar os hambúrgueres é bem simples: eleja uma medida qualquer, eu uso uma colher de sopa, e pegue essa quantidade da massa preparada. Faça uma bola com as mãos, depois achate, ajeitando com os dedos para o círculo ficar bonitinho. Lembre-se, é um hambúrguer homemade, então ele não deve ficar perfeito. Cuide para ele não ficar muito fino (perde sabor e fica parecendo aquelas porcarias processadas e congeladas em caixinhas) e nem grosso demais (corre-se o risco de ficar cru no meio). Com a mesma colher, vá fazendo os outros até a carne terminar. 

Acenda o fogo numa chama média e, quando começar a ouvir aquele chiado de coisas grelhando, conte 3 minutos e vire cada um deles com delicadeza (melhor é usar uma colher chata de silicone ou madeira para não furar e nem partir o hambúrguer). Deixe 3 minutos do outro lado. Coloque lâminas de queijo mussarela e desligue o fogo. Ele termina sozinho.

Enquanto isso, aos acompanhamentos:

Pão - eu prefiro o francês paulista ou o de trigo de Floripa (fatie ao meio e coloque no forno para aquecer com algumas borrifadas de água por cima - ele vai ficar crocante e quentinho em 1 minuto e meio)


Cebola com Shoyu: acompanhamento irresistível
Cebola do Cheddar McMelt - sou simplesmente apaixonada por esse item ianque do capital opressivo. E peguei a receita diretamente na fonte, com um amigo que é franqueado do McDonald´s: corte uma cebola em quadradinhos minúsculos. Não lave. Coloque umas duas colheres de sopa de shoyu. Leve ao microondas por 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Se fizer na frigideira, fica mais saboroso, mas precisa adicionar azeite. Uma colher de sopa dessa cebola imperialista vai deixar seu hambúrguer caseiro simplesmente irresistível.

Pepino em conserva cortada em lascas finas
Maionese light para untar o pão (misturo duas colheres de sopa com 1 de sobremesa de mostarda preta)
2 folhas de rúcula 
Sem fritas, sem sal, sem catchup

Essa receita rende aproximadamente 15 hamburgueres gourmet, homemade e de alta qualidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu tempero: