terça-feira, 17 de novembro de 2015

Filmes que fazem bem à alma



Acontece em Floripa, até o dia 22 deste mês, a imperdível 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. E, acredite, todas as sessões são abertas e gratuitas

A proposta é exibir e encantar públicos que gostam de cinema e também curtem temas relacionados a Direitos Humanos. Os cerca de 30 filmes que serão exibidos, entre curtas, médias e longa-metragens, trazem à tona questões muito atuais e algumas ainda seculares, como o rascismo, governos ditatoriais, tráfico de bebês, direitos das mulheres, moradores de rua, perseguição política e muitos outros temas que mexem com o caminhar nem sempre ético e fraterno da humanidade. Na verdade são três Mostras simultâneas: Homenagem, Panorama e Temática.



Encantados, de Tizuka Yamasaki (Ficção / Brasil / 2014 / 78 min.)

Sinopse: Atrevida e perseverante até a teimosia, Zeneida se transforma quando é desafiada. Tem acessos de pânico. O pai quer interná-la num hospício. Zeneida só quer sobreviver, agora que encontrou seu primeiro grande amor: Antonio, o Encantado Sucuri.



O mais interessante é ver que Florianópolis foi contemplada com outras 25 capitais brasileiras, além do Distrito Federal. E que, por conta dos apoios vindos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, todas as sessões serão abertas ao grande público e gratuitas.



Esta Mostra, que está na décima edição, foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU, em 1948. A seleção dos filmes também está especial porque contempla todas as obras premiadas nas edições anteriores. Ou seja, é a oportunidade de ver aquele filme mais antigo ou fora de catálogo, mas que fez história.



Entre os filmes de destaque estão Betinho, a Esperança Equilibrista, sobre o sociólogo e ativista Hebert de Souza, 500, Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina, que acompanha a luta das Avós da Praça de Maio, Branco Sai, Preto Fica, que aborda o preconceito racial, Encantados, longa de ficção de Tizuka Yamazaki, entre outros. 











A incansável Luiza Lins, que está sempre à frente das iniciativas cinematográficas mais importantes de Santa Catarina, conta que para essa Mostra já foram agendados grupos da APAE para um filme protagonizado por pessoas com síndrome de down, e também uma sessão especial com audiodescrição para cegos. “Vamos ainda promover debates sobre igualdade racial e direitos da Mulher”, conta.



Então, selecione os seus títulos prediletos, vista-se de solidariedade, paz e justiça social, e vá até o CIC curtir algo inédito na nossa capital sempre tão abandonada nessa área.




Serviço:

O que: 10ª. Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Quando: de 16 a 22 de novembro de 2015

Onde: CIC

Para conferir a programação completa: www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanosnomundo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu tempero: