segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

5 comidinhas que nem parecem de dieta

Para inspirar a segunda-feira - dia internacional da dieta - deixo algumas receitinhas para variar aquele cardápio manjado, do tipo salada + grelhado. Coisa fácil e que você poderia jurar que não é comida de dieta. Vamos lá?

Muffin de Espinafre

Não faz cara feia. Se você não gosta de espinafre substitua por outro verdinho que possa ser cozido (couve, brócolis, acelga ou algo assim). O legal dessa receita é que não leva nenhum tipo de farinha, mas não é indicada para quem tem alergia ou intolerância à lactose. Você vai precisar de seis ovos inteiros, meia lata de creme de leite, 3 fatias de presunto picadinho (pode ser blanquet de peru), meio copo de queijo (prefira um com pouca gordura, como minas ou ricota), espinafre picado, sal defumado (isso vai dar um sabor especial) e um pouco de pimenta moída na hora. Misture tudo e leve par assar em pequenas forminhas untadas (aquelas para cupcake ou empadas). Vinte minutos e estará pronto.



Pizza sem farinha


Peguei tempos atrás essa receita de uma daquelas páginas do Dr. Atkins. Não acreditei muito que daria certo. Mas deu. Não fica igual, mas caprichando no recheio, dá para enganar bem.  Anota aí:



Massa:
2 ovos
1 pacote de gelatina sem sabor
4 colheres de sopa de água
100 ml de creme de leite
50gr de queijo ralado
1 colher de sopa de farinha de soja
sal

Bata tudo no liquidificador. Espalhe numa forma e leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos. A dica é cobrir a forma com papel manteira. Tire do forno e coloque 3 colheres de molho de tomate. Para não agregar muito sódio e nem o carboidrato que todos os molhos prontos tem, eu faço um molho vapt-vupt em casa: corte dois tomates ao meio e passe cada uma das metades num ralador de legumes até chegar à casca, que deve ser descartada. Tempere com sal marinho, orégano e um fio de azeite. Está pronto. O recheio é por sua conta. Nesta pizza da foto, o recheio é bem simples: tomate picado, mussarela de búfala e manjericão. Depois é só levar ao forno por mais 5 ou 10 minutos e você terá uma deliciosa pizza low carb.



Espetinhos Mata-Fome


Se você até consegue abrir mão do carboidrato, mas é difícil dar adeus à carne, essa receita é facílima de fazer e vai saciar a sua fome. Compre aqueles espetinhos de madeira que são vendidos em supermercados, caso você não tenha os de metal. É o famoso brochette (francês) ou o xixo (gaúcho). A ideia é mesclar carnes com legumes, então lance mão de tomatinho cereja (ou tomate cortado em cubos grandes), cebola, cogumelo Paris fresco, pimentão de qualquer cor, peito de frango, alcatra ou patinho, file mignon suíno light e o que mais você tiver na geladeira. Só não vale bacon, camarão, linguiça e carnes gordas.
Primeiro tempere os ingredientes de acordo com o seu gosto (sal, pimenta, páprica, tomilho...), depois vá alternando um pedaço de legume e um pedaço de carne até completar o espetinho todo. Quanto mais colorido melhor. Para assar você pode usar uma grelha sobre uma forma e colocar no forno pré-aquecido por 20 minutos ou grelhar diretamente na frigideira, girando de vez em quando. Na brasa, fica ainda melhor.


Falsas Panquecas

Elas ficam lindas e ninguém diz que não tem farinha de trigo. Acho também que ficam mais saborosas. Você vai precisar de:

1 ¼ de xícara (chá) de couve - flor cozida, cortada em miúdos
½ colher (sopa) de óleo de girassol
1 ovo
1/2 xícara de água
1/2 xícara de aveia (triturada)
1 pitada de sal
½ cebola picadinha
½ colher (chá) de fermento em pó
Queijo ralado e cheiro verde são opcionais

Bata tudo no liquidificador, menos a salsinha que deve ser acrescentada no final. Esquente uma frigideira e com uma concha espalhe uma porção. Doure de um lado e de outro. Ela fica um pouco mais grossa que a panqueca original. Reserve e recheie com o sabor da sua preferência. E se quiser, nem recheie, passe apenas um cream-cheese light e ficará ótima.




Tapioca Caprese


A farinha de tapioca não tem glúten. Ponto para ela. Compre no supermercado aquela chamada de "goma" que já vem hidratada e é mais fácil de preparar. Se quiser fazer uma receita funcional, coloque alguns grãos de chia e sal marinho. Eu uso uma frigideira com teflon e espalho uma fina camada da goma. Quando ela começa a tomar forma, é a hora de virar e colocar o recheio. Para fazer uma tapioca Caprese, coloque tomate picadinho com sal e azeite, um pouco de ricota e folhinhas de manjericão. Dobre o meio, vire novamente e um minutinho depois estará pronta. Eu ainda acrescento umas folhinhas de rúcula. Outras dicas light de recheio: rodelas de tomate com castanhas picadas; blanquet de peru com ricota ou cream chesse light; e frango desfiado com curry. Todas ficam ótimas e nem parecem comida de dieta.



E aí gostou deste "Top Five"? E vc, o que faz quando não pode sair da dieta e não quer comer comida de dieta?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu tempero: