quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Receitas para a Quaresma


Frei Betto, um apreciador do bem comer
Sempre que chega a Quaresma tenho vontade de rever as receitas de um livro que me faz muito bem: “Comer como um Frade”. Sucesso literário do início dos anos 2000, foi elaborado pelo jornalista, antropólogo, escritor, filósofo, e também frade dominicano adepto da Teologia da Libertação, Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto. Diferente de alguns padres que ainda apregoam que na Quaresma não se deve comer carne, Frei Betto, que é cozinheiro desde que foi escoteiro na infância, prefere seguir a linha de que “impuro não é o que entra pela boca do homem, mas o que sai do seu coração”. E ele sabe como poucos apreciar um bom vinho e a comida bem feita.


Sucesso editorial e um dos 60 livros publicados por Frei Betto
Frei Betto diz no livro que Jesus nunca foi adepto do vegetarianismo, que inclusive cita churrascos nas suas parábolas, e que o homem deve comer para viver e não o contrário. “Ouça o próprio corpo, coma e beba moderadamente, e o corpo e o espírito agradecerão”. E vai mais longe: “Faça jejum pelo menos uma vez por semana, basta o café da manhã e líquidos ao longo do dia. E, periodicamente, abstenha-se de que você mais gosta.” Adepto do “menos é mais”, esta é a fórmula do Frei Betto para valorizar o que temos e apreciar melhor os prazeres da vida. Boa dica para a Quaresma, não?



Passagens bíblicas e citações temperam o livro
O livro “Comer como um frade”, que tem como intertítulo “Divinas receitas pra quem sabe por que temos um céu na boca” é delicioso e reúne algumas receitas únicas, equilibradas, bem brasileiras, para quem aprecia a boa e simples gastronomia, claro, sem cometer o pecado da Gula. A obra é recheada de conselhos de bem viver e bem apreciar os ingredientes que a terra nos dá. Passagens bíblicas e citações de santos sobre comes e bebes também divertem e instruem os seguidores. A cada receita, há pelo menos uma citação e todas são batizadas com nomes, digamos assim, celestiais. Do tipo: “Truta à Santa Matilde”, “Feijão Angelical” e “Mousse de Fruta ao Arcanjo Gabriel”. 

Vou deixar aqui a receita da Sopa Dominicana, divina, leve, facílima de fazer. Ótima pedida para este período de poucos excessos.

Sopa Dominicana, simples e deliciosa
Cozinhe em água uma abóbora cortada em fatias tipo canoa. Retire a polpa da casca e volte-a à água do cozimento. Coloque sal. Acrescente ervas de provence  e um vidro de leite de coco. Deixe cozinhar em fogo brando. Sirva bem quente. Se quiser, pique queijo-de-minas no prato fundo antes de servir a sopa. Ou ponha croutons – pequenos cubos de pão fritos no azeite.





Onde comprar o livro: Nas livrarias virtuais ele está praticamente esgotado. Ainda é possível achar na Saraiva online por R$ 28,00 + frete. Outra dica são os sebos, já que o livro é de 2002. Hoje está na 6a. edição (2014).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu tempero: