sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Vinhos para assistir, filmes para degustar


 





Borgonha e Champanhe: conheça os bastidores, a intimidade das famílias de vinicultores, o ritmo biológico e a tradição das duas regiões produtoras de vinho mais famosas do mundo, pela ótica de dois documentários incríveis que estão no Netflix.








O processo de fabricação dos vinhos mais valorizados do mundo – nas regiões francesas da Borgonha e de Champagne – pode agora ser desvendado pelo grande público apreciador, sem nem mesmo precisar viajar. Claro, a experiência não é a mesma. Mas, a Netflix está exibindo dois documentários irresistíveis para quem gosta de vinho e do complexo mundo que o envolve: A Year in Champagne(2015) e A Year in Burgundy(2014) – e quando for procurar pelo título, busque assim, em inglês mesmo. A dica veio do amigo e bom degustador de filmes e vinhos, Pita Bitencourt, e divido com vocês minhas impressões.



Estes dois documentários – Um Ano em Champagne e Um Ano na Borgonha -fazem na verdade parte de uma trilogia. O terceiro da série é sobre os vinhos produzidos na região do Porto, mas ainda está em fase de conclusão. Todos foram produzidos pela expert Martine Saunier, uma senhora francesa que vive nos Estados Unidos e tem uma grande importadora de vinhos. Ela tem um método todo próprio: só importa vinhos de produtores que conhece e com quem convive de duas a três vezes por ano, quando viaja para visitar as plantações, experimentar safras e falar sobre vinho. A direção e a narração é de ninguém menos que do documentarista britânico David Kennard, o mesmo do consagradíssimo Mondovino.


Como numa prova de degustação às cegas, deixe-se levar pela narrativa e surpreenda-se com a beleza dos bastidores, o trabalho duro das famílias, a celebração das boas safras e as mil e uma variáveis na composição do sabor, aroma e cor desta bebida universal e secular.

 
Paisagens na região de Champagne de tirar o fôlego
Em Um Ano em Champagne, David Kennard narra uma deliciosa viagem até esta região francesa e acompanha a produção do vinho local ao longo de uma safra (a de 2012), dividindo a história em quatro partes, uma para cada estação do ano. Uma das primeiras cenas do filme é o passeio de balão de uma família produtora de vinhos, que plaina por aquelas paisagens paradisíacas provando uma edição vintage da adega pessoal deles. Logo assim, de manhã. Mesmo para quem já esteve na Champagne visitando vinícolas e suas crayéres - e eu tive esse privilégio há dois anos – o documentário é apaixonante. Isso porque ele nos insere na cultura de famílias produtoras, como é o caso de uma senhora que conversa com suas videiras para garantir não só a qualidade do seu vinho, mas principalmente a felicidade em cada gole de champagne.

  
 
Degustação na Borgonha onde são convidados os maiores experts do mundo
O documentário “Um Ano na Borgonha”, que também acompanha por um ano toda a produção de vinhos, mostra desde o ciclo das vinhas até os desafios e as tradições de produção de sete das Maisons mais famosas.


O amor pelo ofício e pela terra
Na Borgonha, os Grand Cru mais cobiçados nascem a cada boa safra
O filme, que retrata a safra de 2011, não explica tanto as diferentes técnicas de produção e nem comenta muito sobre os diferentes cortes de uva feitos por cada produtor. A ótica do diretor é trazer à tona a intimidade dos vinicultores e suas famílias, a rotina de trabalho, o esforço conjunto, o amor pelo ofício e a celebração pelo resultado. Não há como terminar o documentário sem achar que a Borgonha é uma das regiões vinícolas mais encantadoras do mundo e nem deixar de desejar que sua próxima viagem seja exatamente para lá.




 

Mas enquanto isso não acontece, programe sua sessão Netflix com uma boa taça ao seu lado. Garanto que já será uma experiência incrível! Santé!









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu tempero: