segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Entradas: uma magrinha e a outra nem tanto!

Uma refeição bem elaborada, pede uma entrada. É ela que dá o tom do que está por vir. Algumas são tão deliciosas que a vontade é de suspender o prato principal e pedir bis. Eu já fiz isso. Outras têm a função de abrir o apetite ou de aquecer uma noite fria. Não importa. O bom é que elas sejam saborosas, com gostinho de quero-mais.
Aqui vou mostrar duas entradas que gosto muito porque são simples demais, fáceis de fazer e, claro, deliciosas. Uma magrinha e a outra nem tanto assim.

A magrinha: Carpaccio de Abóbora Menina



Essa não faz mal pra ninguém: não engorda, não pesa e custa muito barato. O segredo está na forma de preparar para enganar a torcida, afinal não é todo mundo por aí que ama abóbora, certo?

Faça lâminas de abóbora, as mais finas que conseguir, com casca e tudo. Eu uso um fatiador manual para legumes. Forre um prato com as lâminas. Leve ao microondas por 3 minutos. Adicione sal e pimenta moídos na hora, coentro picado ou salsinha (se preferir), regue com um bom azeite de oliva extra virgem, suco de limão siciliano e decore com pimentas biquinho cortadas ao meio. Light demais para o seu gosto? Então lance mão de queijo coalho em tirinhas ou carne seca desfiada e coloque por cima com mais um pouco de azeite. Sirva frio, assim que terminar a montagem.



A nem tanto assim: Berinjelices Caprese



Aqui você pode montar porções individuais (pequenas torres) ou fazer num prato coletivo (como o da foto). Pra quem curte berinjela, essa receita é divina!

Corte fatias da berinjela, com 1,5 cm mais ou menos, de maneira que você tenha vários círculos. Coloque sal e deixe as fatias descansando por meia hora para soltar o amargor (lágrima escura). Depois, lave bem as fatias e seque com papel toalha. Grelhe dos dois lados com azeite de oliva. Reserve. À parte corte rodelas de cebola roxa e rodelas de tomate. Passe as cebolas pela grelha, também com um fio de azeite e com cuidado para não desmanchar. Reserve. Tempere as rodelas de tomate com sal e orégano. Reserve. Fatie mussarela de búfala e tempere também. E vamos à montagem: primeiro uma fatia de berinjela, depois de tomate, depois de cebola, depois de mussarela de búfala (se for daquela bolinha pequena, dá para colocar umas três rodelinhas). Repita o esquema. Por cima, coloque uma colher de molho pesto, uma fatia de queijo mussarela dobrado ao meio e leve ao forno para gratinar. Para servir, coloque uma torre ainda quente num pratinho com mix de folhas verdes (tipo baby) e finalize com manjericão fresco e um bom azeite de oliva extra virgem.

E aí, vai encarar?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu tempero: