sexta-feira, 20 de julho de 2012

Limoncello caseiro em Floripa

Paulo Bonfiglioli, um italiano da região da Borgonha que aportou em Florianópolis há 17 anos, oferece para os clientes do seu restaurante, o Lo Stivale, um mimo delicioso ao final das refeições: uma dose de licor de limão siciliano, o famoso limoncello, feito em casa artesanalmente. A boa notícia é que o sabor não perde em nada para o clássico "Limoncello di Capri", o mais vendido nos restaurantes da Itália, ou para o Limoncello Vila Massa, produzido na Costa Amalfitana, região do Sul da Itália que pede o registro de origem do produto.
Uma curiosidade? Essa bebida é apreciada pela cantora canadense Avril Lavigne, que escreveu, na música "I Can do Better" de seu terceiro álbum de estúdio, The Best Damn Thing, "I will drink as much Limoncello as I can and I'll do it again and again and...", o que significa "Eu vou beber o quanto de Limoncello eu puder e eu vou fazê-lo de novo e de novo e...". Você também pode, fica aí a receita:

1 litro de álcool de cereais (ou aqueles encontrados em farmácia)
1 litro de água
15 limões sicilianos
500g de açúcar

Raspe a cascas dos limões com cuidado, evitando tomar a parte branca. Deixe a casca dos limões junto com o álcool em um recipiente fechado por 21 dias, agitando-o uma vez por dia.  Coe. Aqueça a água e misture bem o açucar até dissolver. Espere esfriar e junte à mistura dos limões. Tampe bem e deixe por mais sete dias. Depois, é só coar novamente e colocar no freezer ou na geladeira. Tim-tim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu tempero: